sexta-feira, julho 11, 2014

LIÇOES DA COPA – APRENDENDO COM O NOSSO FRACASSO

Não deu. Não conquistamos o hexa. A seleção brasileira, de tantos títulos e tantas glórias, foi derrotada, humilhada, sofrendo uma goleada histórica para a seleção alemã. Diante desta “catástrofe”, como Felipão qualificou nossa derrota, é tempo de auto avaliar e aprender  com os erros. Devemos considerar o fracasso como o preço que se paga pelo progresso.
Nossa seleção, assim como todos nós brasileiros, desejou o hexa, porém deixou de ir em busca. A seleção brasileira fracassou porque parou, se acomodou. Vestiu-se com o manto da vaidade: “somos o país do futebol”, “com o brasileiro não há quem possa”.  Arvoramos-nos em nossos títulos e em nossa própria jactância. O resultado? Todos nós sabemos. Esquecemos que as glórias do passado não garante a vitória no presente. Não nos preparamos, não evoluímos. O futebol evoluiu, outras seleções evoluíram. Tanto que países sem tradição no futebol foram destaques nesta copa. A comissão técnica da nossa seleção demonstrou indisposição para mudar e inflexibilidade é um grande inimigo para o sucesso e realizações.
Na vida cristã o comodismo é também um grande obstáculo. Paulo lembra-nos que devemos prosseguir na medida da perfeição que já atingimos (Fp 3:16). E o apóstolo nos deu exemplo disso quando afirma: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12). A Autoconfiança é boa até não se tornar em soberba. Por isso somos exortados pela Palavra de Deus: “Não pense de si mesmo além do que convém...” (Rm 12.3).
O Rev. J. MacArthur , em seu livro, Chaves para o Crescimento Espiritual, declara: “A vida resulta em crescimento. Vida espiritual resulta em crescimento espiritual. Ou, pelo menos deveria ser assim. Você' está crescendo? (...) Esteja certo de que Deus deseja que todo o crente atinja a maturidade espiritual. Sua Palavra nos ordena. "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo..." (II Pedro 3:18). É esta a nossa obrigação e nosso privilégio. A cada dia, podemos progredir em nossa vida espiritual, prosseguindo num conhecimento mais pleno, mais alto, mais pessoal e experimental de Deus e de Cristo. Podemos passar da Palavra de Deus para o Deus que a escreveu, conhecendo-o mais de perto”.  O primeiro passo para que o crescimento espiritual é a auto avaliação. Devemos examinar a nós mesmos (2 Co 13.5). A auto avaliação é imprescindível para que possamos desenvolver a nossa salvação.  Temos como prioridade o reino de Deus?  P. Meyer afirma: “O seu tempo é subordinado às suas prioridades, porque o que você escolhe fazer, você criará tempo para fazê-lo”. Há vida devocional? Existe intimidade com Deus por meio da oração e leitura da Bíblia? Lembre-se que Jesus nos diz: “sem mim nada podeis fazer”. Sem vida com Deus certamente fracassaremos em nossa vida pessoal e ministério. Outro aspecto importante é a perseverança. Somente os que perseveram serão vitoriosos. Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida, prometeu-nos Jesus! Assim, “corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”(Hb 12.2). Quero concluir dizendo que “toda pessoa bem-sucedida é alguém que um dia falhou, mas nunca se considerou um fracasso”. Aprenda com os erros e ande em novidade de vida para a glória de Deus!

  

Nenhum comentário: