quarta-feira, dezembro 18, 2013

O QUE É SER CRISTÃO?

O que é ser cristão?Esta é uma questão deveras importante. A Bíblia, que é a Palavra de Deus, nos ensina que cristãos verdadeiros são aqueles que foram salvos “mediante o lavar da regeneração e da renovação realizadas pelo Espírito Santo” (Tito 3:5). São aqueles que, pela graça de Deus, se tornaram um novo homem. Paulo, o apóstolo, nos diz que “se alguém está em Cristo é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas” (2 Coríntios 5:17). Assim, o cristão é um novo ser, com novas posturas e um novo propósito. O Breve Catecismo questiona-nos: Qual é o fim principal do homem? O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre. O pecado nos desviou do objetivo pelo qual nós fomos criados. Através da obra redentora de Jesus somos redirecionados ao propósito original. Certa ocasião eu me deparei com uma declaração que me fez refletir e reavaliar minha vida. Não existe um ser humano que seja livre. Somos todos servos. Ou somos escravos do pecado ou somos servos de Deus. O cristão é aquele que foi libertado da servidão do pecado para tornar-se servo de Deus. O apóstolo Pedro nos exorta: “Já que sois livres, não useis a liberdade por pretexto para o mal, mas vivei como servos de Deus” (1 Pedro 2:16).
Somos livres para servir! Como servos de Deus devemos viver não para fazer a nossa vontade, mas, sim, a vontade dAquele que é SENHOR. Jesus afirma: “buscai primeiro o seu reino e a sua justiça” (Mateus 6.33). Ao vivenciarmos o ensino de Jesus, Deus é glorificado. O próprio Jesus glorificou ao Pai, realizando Sua vontade (João 17:4).
Como cristão, o nosso objetivo é viver para a glória de Deus. Jamais devemos esquecer o propósito da nossa redenção. Fomos salvos para servir a Deus! Temos a bíblia e o Espírito Santo para nos direcionar a um viver que honre ao Senhor. Como igreja de Cristo precisamos constantemente nos lembrar que nossa primeira missão “não é proclamar o evangelho, não é se expandir, não é conquistar a mídia e impactar a sociedade. Nem tão pouco alcançar os confins da terra com o evangelho. A primeira missão da igreja é morrer. Perder os valores da carne e ser revestida com os valores de Deus. É se “desglorificar” para glorificar a Deus”1.​ Lembre-se: que cristão é aquele que vive para glória de Deus!

​(1) Ronaldo Lidório - Verdadeiro cristianismo ou falsa